Soluções para melhorar o conforto térmico dos ambientes

segunda-feira, 05 de julho de 2010 - por admin

Tradicionalmente, nas reformas de residências, a questão térmica é uma das últimas etapas, restando ao projetista de ar condicionado adequar-se à situação já definida, provocando assim carga térmica elevada, alto consumo de energia e até a inviabilidade do projeto”, explica Luiz Fernando Bueno, engenheiro da LFB, responsável pelo projeto de climatização do Residência Sustentável.

Para o engenheiro, quando as equipes trabalham integradas, pode-se debater e encontrar soluções que permitam melhorar a circulação de ar e a diminuir a radiação solar como, por exemplo, projetar ambientes com ventilação cruzada, reduzir a área envidraçada sem prejudicar a iluminação natural, proteção interna ou externa de fachadas críticas (envidraçadas) por meio de brises e persianas, entre outros. 

O mercado já oferece também algumas soluções que colaboram para a redução da carga térmica:

Películas para vidros:

A linha Prestige de películas para vidros da 3M é uma opção que alia o  equilíbrio entre a iluminação natural e o bloqueio de excesso de energia solar no ambiente interno.  Desenvolvida a partir de nanotecnologia, a película é composta por 242 camadas e promove o bloqueio de 97% de raios infravermelhos e 99,9% dos raios ultravioletas.

  

“A aplicação dessa solução resulta em melhor conforto térmico e na redução do consumo de energia elétrica além de promover uma maior proteção ao mobiliário” afirma Renata Martins, gerente de desenvolvimento do mercado de construção da 3M do Brasil.

 Persianas

Conforto térmico, maior iluminação natural, menor ofuscamento, vista para o exterior são as características da persiana  “Rolô Uniflex com Tecido SilverScreen”. 

 

“A persiana rolô Silverscreen-Uniflex® é um produto de alta performance em proteção solar, composto com tecido de trama especial, aluminizado na parte externa que proporciona a diminuição do calor, redução no gasto de energia no ar condicionado e transparência com conforto visual (brilho), com baixa absorção solar,  grande reflexão solar e pequena transmissão solar”, explica Luiz Gaspar Rego, diretor comercial da Uniflex.

Telhado verde

Outra alternativa é a cobertura ecológica, implantada pela empresa  Ecotelhado, especialista em infraestrutura verde. Este sistema funciona como um isolante térmico, retardando o aquecimento dos ambientes durante o dia e conservando a temperatura durante a noite. Além de isolar o calor, absorve cerca de 30% da água da chuva.

 

Atenção também ao escolher os equipamentos deve-se optar pelos que possuam o Selo Procel nível A, que indica baixo consumo de energia.

Comments

comments

Projeto Residência Sustentável vira blog da editoria Abril « ecotelhado.blog.br 09.08.2010, 05h01m

[...] Soluções para melhorar o conforto térmico dos ambientes [...]

Poker Sem Depósito Fórum 08.09.2011, 06h33m

Bom dia!, o meu nome é Ricardo e gostei muito do teu blogue! Muito bonita sim senhora! rnConcordo imenso com tudo aquilo que aqui. Existe sempre há imenso que avaliar nos blogues!Nada nada mais satisfatório do que deixar a nossa ideia espalhada pelo mundo!E por tudo isso deixei este comentário! rnÁ semelhança de ti também tenho uma comunidade online de poker, passa por lá e deixa a tua postagem como eu fiz aqui…gostariamos imenso de lá ter um membro como tu…. rnAté amanhã :)

Deixe uma resposta
Nome (obrigatório)
E-mail (não será publicado) (obrigatório)
Site
Publicidade
Publicidade

patrocínio

realização