Curso de decoração Casa Claudia

A revista Casa Claudia convidou grandes profissionais para falar sobre importantes temas da decoração. São 12 aulas - com vídeos, lições e galerias de fotos - que ficarão no ar, neste endereço. Acompanhe!

Curso de decoração Casa Claudia
Aula 9

Reforma de cozinha e banheiro

por Décio Navarro
Quem tem casa sabe, depois de alguns anos de uso, esses dois espaços necessariamente precisam passar por alguma obra. Seja a simples troca do revestimento, devido a algum problema de vazamento, ou até a alteração do layout, pela chegada de novos equipamentos, o fato é que reformar cozinha e banheiro faz parte da história de toda moradia.

Principais tópicos desta aula

  • Reformar peças que ainda se encontram em boas condições, gera menos lixo e contribui com o freio no consumo exagerado de nosso tempo.
  • Se a bancada de inox da cozinha não está amassada ou riscada, não se desfaça dela só porque você enjoou do visual. É possível rejuvenescê-la reformando o gabinete abaixo.
  • Para conquistar a sensação calorosa dos pisos de madeira em sua cozinha sem precisar retirar o antigo revestimento cerâmico, aposte nos materiais vinílicos.
  • Reparar uma parede antiga azulejada, não é tarefa fácil. Uma ideia é você comprar azulejos de aparência próxima dos que ainda estão em bom estado na parede e disfarçá-los com a aplicação de adesivos. Para dar unidade visual, cole os decalques também nas peças que não foram substituídas. Outra saída é investir em azulejos antigos diversos.
  • Banheiros que sofrem de umidade têm sempre o mesmo problema: falta de ventilação. Para evitar os reparos constantes, a solução é abrir uma janela.
  • A mudança de lugar das bancadas, dos eletrodomésticos e dos aparelhos sanitários implica no remanejamento da elétrica e da hidráulica.
  • No que diz respeito a parte elétrica, a obra é necessária geralmente por causa de inclusão de novos e mais equipamentos, que demandarão circuitos independentes.
  • Quanto à hidráulica, não é raro na hora de traçar o caminho do novo encanamento encontrar obstáculos como colunas ou descobrir que a obra deverá ser feita pelo forro do apartamento do andar de baixo. Portanto, certifique-se de que se será possível fazer o trabalho antes de iniciar o quebra-quebra.

Leia e salve a aula completa no seu computador.

Reportagem Maria Helena Pugliesi
Roteiro e produção Vanessa D'Amaro
 

Cinemateca Brasileira

A Cinemateca Brasileira é um prédio de relevada importância arquitetônica, tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural. Responsável pela preservação da produção audiovisual brasileira, a instituição desenvolve atividades em torno da difusão e da restauração de seu acervo, um os maiores da América Latina.


Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino - São Paulo, SP
Tel. (11) 3512-6111
contato@cinemateca.org.br
Maiores informações no site.

Voltar ao topo
Roberto Negrete
Fernando Piva
Fábio Galeazzo
Débora Aguiar
Maristela Gorayeb
Guto Requena
Paulo Castelotti
Francisco Cálio
Décio Navarro
Silvana Ochialini
Alex Hanazaki
Flávio Butti
Revista Casa Claudia Portal Casa.com.br Abril Mídia