Aula 1 - Salas de estar

Por João Armentano


Acolher a família com conforto e receber os amigos com charme. Para garantir as duas vocações à sua sala, assista a este vídeo gravado no escritório de uma das estrelas mais importantes da arquitetura atual brasileira.

Coordenação e reportagem: Maria Helena Pugliesi; Produção e edição Cristiane Komesu

PRINCIPAIS TÓPICOS DESTA AULA

  • Desde a década de 1960, a sala está entre os ambientes da casa que mais sofre mudanças de uso. O antigo espaço decorado somente para as visitas, mantido longe do dia a dia dos moradores, hoje está aberto à família toda e aos amigos, cumpre várias funções e é o lugar mais concorrido da casa.
  • Priorizar a integração com as áreas externas por meio de grandes aberturas, que deixam a luz do dia entrar e mantém a sala sempre arejada e com o ar renovado, é o primeiro passo para conquistar um estar convidativo e saudável.
  • Explore suas sensações táteis. Priorize materiais naturais, como pedra, madeira, tecidos à base de algodão e tapetes e móveis confeccionados com fibras que vêm da natureza, delicadas e resistentes.
  • O mobiliário certo para este espaço deve ter na mesma medida conforto, beleza e funcionalidade. Não compre nada só porque é bonito ou barato.
  • TV na sala, pode? Com certeza, sim. E há um truque para disfarçar a tela escura que o aparelho oferece quando está desligado: novos espelhos que, instalados à frente do monitor, só a deixam as imagens à mostra quando o aparelho está ligado.
  • Cor traz vida, alegria e energia ao ambiente. O pulo do gato é saber usá-la de maneira inteligente, em acessórios e objetos facilmente repostos e nas paredes, que com custo baixo e rapidez podem ser repintadas, renovando em poucas horas o astral do living.

Baixe o pdf da aula completa. Clique aqui.


O professor

João Armentano está entre os nomes mais respeitados da decoração e arquitetura no Brasil. Profissional disputado por celebridades, políticos e grandes empresários, perto de seus 30 anos de carreira, ele costuma dizer que é arquiteto desde pequeno, quando se divertia ao entrar em construções, inspecionando o avanço das obras nas redondezas da casa da família, no alto da Lapa, na capital paulista.


patrocínio
realização
patrocÍnio