Regulamento

1 PRÊMIO. O VIII PRÊMIO ARQUITETURA & CONSTRUÇÃO – O MELHOR DA ARQUITETURA 2015 é um prêmio organizado pela empresa ABRIL COMUNICAÇÕES S.A., inscrita no CNPJ/MF sob nº 44.597.052/0001-62 (“ABRIL”), através da revista ARQUITETURA & CONSTRUÇÃO, e tem como objetivo premiar os melhores projetos arquitetônicos realizados no Brasil e destacar a criatividade e a inovação dos arquitetos do país.

2 PRAZOS. Este PRÊMIO terá início em 12 de maio de 2015 e término em 15 de novembro de 2015, ocasião na qual serão divulgados os resultados.

3 REQUISITOS PARA INDICAÇÃO AO PRÊMIO. Serão indicados ao PRÊMIO os projetos arquitetônicos com obras realizadas e concluídas no território nacional no período de 1º de janeiro de 2012 a 31 de maio de 2015 que se enquadrem nas categorias descritas no item 5 a seguir.

3.1 Os projetos serão indicados pela redação da revista Arquitetura & Construção.

3.2 Os projetos e as obras indicadas devem atender à legislação vigente, às normas e restrições das concessionárias de serviços públicos (de energia, água, gás, entre outras) e dos órgãos governamentais nos níveis municipal, estadual e federal.

3.3 Os escritórios de arquitetura (pessoa jurídica), seu representante e os arquitetos (pessoa física) deverão informar o seu número de registro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

3.4 Cabe aos profissionais indicados buscar a concordância de seus clientes quanto à divulgação do projeto e da obra.

4 ÁREA DE EXECUÇÃO E PARTICIPAÇÃO. Considerar-se-á o território nacional como a área de execução designada para a promoção e divulgação deste PRÊMIO de modo que poderão ser indicados para participar: (I) pessoas físicas – profissionais de arquitetura e (II) pessoas jurídicas – escritórios de arquitetura, que possuam obras realizadas no território nacional.

4.1 Em caso de participação de pessoa jurídica, deverá ser indicado um representante legal para eventual recebimento do PRÊMIO.

4.2 É vedada a participação de funcionários(as), colaboradores(as), sócios/acionistas da ABRIL e de suas empresas coligadas, bem como de seus respectivos parentes até segundo grau e cônjuges e quaisquer pessoas envolvidas diretamente na execução do PRÊMIO.

5 CATEGORIAS

1. Intervenção Urbana (toda construção de uso público que interfere na cidade — praças, parques, bairros planejados, passarelas, etc.)
2. Retrofit e Restauro
3. Escolas e Universidades
4. Edifícios Culturais (bibliotecas, museus, galerias, etc.)
5. Edifícios Comerciais (acima e abaixo de 4 pavimentos ou 500m2)
6. Escritórios (interiores)
7. Bares, Restaurantes e Casas Noturnas
8. Lojas e Showrooms
9. Condomínios Residenciais (horizontais ou verticais)
10. Reforma de Apartamento
11. Reforma de Casa
12. Casa de Lazer (praia e campo)
13. Casa de Cidade
14. Outros (uso misto, hospital, lazer, hotel, clube, indústria, etc.)

6 INDICAÇÕES – Primeira Etapa
6.1 Na primeira etapa do PRÊMIO, a redação da revista Arquitetura & Construção pesquisará e receberá indicações de projetos por profissionais e experts da área, para as categorias mencionadas no item 5 deste Regulamento.
6.2 Os indicados poderão concorrer em mais de uma categoria com, no máximo, 03 projetos por categoria, cujas fichas técnicas serão separadas.
6.3 Os projetos deverão ser apresentados da seguinte maneira:
6.3.1 Composição do material obrigatório: (i) plantas e cortes de arquitetura dos pavimentos – para todas as categorias; (ii) implantação – para as categorias: 1 (intervenção urbana), 3 (escolas e universidades), 4 (edifícios culturais), 5 (edifícios comerciais), 9 (condomínios residenciais), 11 (reforma de casa), 12 (casa de lazer), 13 (casa de cidade) e 14 (diversos); (iii) 04 (quatro) fotos por edificação – para todas as categorias, com exceção às categorias 2 (retrofit e restauro), 10 (reforma de apartamento) e 11 (reforma de casa). Para as categorias 2, 10, e 11 deverão ter 04 (quatro) fotos contendo o antes da obra e 4 (quatro) fotos contendo o depois da obra; (iv) texto – deverá ter a apresentação e as justificativas técnicas da obra, com o máximo de 1500 (mil e quinhentos) caracteres com espaços, sem identificação dos autores. Também a ficha técnica da obra. 6.4. Os projetos deverão ser entregues da seguinte maneira: (i) os desenhos executivos (plantas, cortes, fachadas, elevações, perspectivas e detalhes construtivos etc.) deverão ter a escala de 1:50 (ou 1:20, no caso de detalhes). A implantação e a área de entorno devem respeitar a escala 1:100 ou 1:200; (ii) todos os desenhos devem ser apresentados em PDF, com resolução de impressão em 300 dpi e folha com tamanho A1 (841 x 594 mm); (iii) os arquivos em PDF podem conter várias páginas de desenho arquitetônico, desde que necessárias para o entendimento do projeto; (iv) as fotos devem ser enviadas em JPEG com baixa resolução (72 dpi e tamanho máximo de 800 x 600 pixels ou 28 x 21 cm); (v) Os trabalhos deverão ser enviados para o site do prêmio O Melhor da Arquitetura, no endereço http://www.melhordaarquitetura.com.br; (vi) O material apresentado não deverá conter a identificação ou a referência dos autores do projeto.

7 TRIAGEM – Segunda Etapa

7.1 Simultaneamente ao recebimento das indicações, será realizada a triagem, em que serão analisadas a qualidade dos projetos e a adequação às normas deste edital. Serão selecionados 03 (três) finalistas por categoria.

7.2 A triagem das indicações referentes às categorias será realizada pela redação da revista Arquitetura & Construção.

7.3 Os finalistas serão divulgados no dia 27 de julho de 2015 no site www.melhordaarquitetura.com.br.

7.4 A redação da revista Arquitetura & Construção enviará uma carta aos finalistas e solicitará o envio de material complementar, conforme discriminado no item 8.

8 MATERIAL COMPLEMENTAR
8.1 A redação da revista Arquitetura & Construção solicitará aos finalistas envio de material complementar para melhor compreensão da obra e apreciação da Comissão Julgadora.

8.2 A entrega do material complementar deverá ser feita da seguinte maneira:


(i) as fotos digitais em alta resolução devem ser no formato JPG, no tamanho de 20 x 30 cm, com resolução de 300 dpi e gravadas em CD ou DVD. Serão aceitas no máximo 05 (cinco) fotos por obra finalista;
(ii) o material apresentado não deverá conter a identificação ou referência dos autores do projeto;
(iii) o material deverá ser entregue para a redação da revista Arquitetura & Construção no endereço que será informado aos finalistas;
(iv) o prazo para a entrega do material complementar dos finalistas será de 28 de julho a 17 de agosto de 2015.

9 SELEÇÃO DOS VENCEDORES – Terceira Etapa
9.1 Após a realização da triagem pela redação da revista Arquitetura & Redação, terá início a seleção dos finalistas, a ser feita pela seguinte composição de votos:

a) Votos dos integrantes da Comissão Julgadora designada pela redação da revista Arquitetura & Construção e composta de profissionais ligados às áreas de arquitetura, jornalistas e formadores de opinião, a critério da redação da revista. Os jurados não poderão inscrever projetos. Os votos da Comissão Julgadora serão baseados nos seguintes critérios:


Inovação - nota máxima 10 - peso 3;
Funcionalidade - nota máxima 10 - peso 3;
Solução Plástica - nota máxima 10 - peso 3;
Implantação e Integração com o Entorno - nota máxima 10 - peso 2;
Sustentabilidade Ambiental - nota máxima 10 - peso 2;
Acessibilidade - nota máxima 10 - peso 2;
Conforto Termo acústico - nota máxima 10 - peso 2;
Materiais (Aplicação e Técnica) - nota máxima 10 - peso 2;
Votação Via Internet nota máxima 3 - peso 1.

b) Voto popular por meio do site www.melhordaarquitetura.com.br, ficando estabelecido que o total dos votos serão convertidos em nota de acordo com a totalidade da votação. A votação popular terá início às 00h01 horas do dia 06 de agosto de 2015 e término às 23h59 horas do dia 01 de setembro de 2015.

9.2 Em caso de empate entre os finalistas, a ORGANIZADORA irá considerar para desempate o maior resultado da soma dos seguintes critérios de avaliação: inovação, funcionalidade e solução plástica. Caso o empate permaneça, será considerado o número de votos do público pela internet. Se ainda assim o empate permanecer, a redação da revista Arquitetura & Construção terá a última palavra e definirá os ganhadores de cada categoria, a seu critério.

9.3 Será escolhido 01 (um) projeto vencedor por categoria.

9.4 A decisão da Comissão Julgadora é soberana e de seu julgamento não caberá recurso.

10 DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E PREMIAÇÃO

10.1 Os vencedores do Prêmio serão divulgados na cerimônia de premiação, que ocorrerá no mês de novembro de 2015, em data a ser previamente informada pela ORGANIZADORA, na cidade de São Paulo, Estado de São Paulo.

10.2 O vencedor de cada categoria receberá 01 (um) troféu “O Melhor da Arquitetura 2015” e terá seu projeto publicado na revista Arquitetura & Construção do mês a ser escolhido pela redação da revista Arquitetura & Construção.

11 CALENDÁRIO DO PRÊMIO


(i) Pesquisa da redação e indicações - 12 de maio a 22 de junho de 2015;
(ii) Análise do material para seleção prévia – 22 de maio a 29 de junho de 2015;
(iii) Seleção prévia dos projetos pela redação da revista Arquitetura & Construção - 30 de junho a 20 de julho de 2015;
(iv) Divulgação dos 03 finalistas por categoria – 27 de julho de 2015;
(v) Entrega do material complementar pelos finalistas – 28 de julho a 17 de agosto de 2015;
(vi) Votação popular pelo site do Prêmio – 06 de agosto a 01 de setembro de 2015;
(vii) Votação pela Comissão Julgadora – 25 de agosto a 08 de setembro de 2015;
(viii) Cerimônia de premiação e divulgação dos vencedores – novembro de 2015, em data a ser definida pela ORGANIZADORA.

12 DISPOSIÇÕES GERAIS.

12.1 Em caso de fraude ou tentativa de fraude comprovada, o participante será automaticamente excluído do Prêmio, independentemente do envio de qualquer notificação, e, caso seja o ganhador do Prêmio, o prêmio será transferido para o segundo colocado classificado dentro das condições válidas e previstas neste Regulamento. Para efeito desta cláusula, considera-se fraude a participação por meio de cadastramento de informações incorretas ou falsas; a participação de funcionários, terceiros, parentes até segundo grau de funcionários e terceiros, promotores, agentes, afiliados ou outros que possuam relação profissional direta ou indireta com a ORGANIZADORA; e a realização de quaisquer práticas e/ou condutas que importem em vantagem indevida ao participante frente aos demais.

12.2 Ao participar deste Prêmio, nos termos deste Regulamento, seja por meio da indicação de finalistas, seja mediante o aceite de tais indicações, os participantes cedem definitivamente o direito de uso de todos os materiais relacionados ao Prêmio que contenham sua imagem e voz por prazo indeterminado, bem como os direitos de expor, publicar, reproduzir e/ou armazenar, o que os participantes fazem de modo expresso e em caráter irrevogável e irretratável, desde já e de pleno direito, em caráter gratuito e sem qualquer remuneração, ônus ou encargo, podendo referidos direitos serem exercidos por meio de cartazes; filmes e/ou spots; jingles e/ou vinhetas; em qualquer tipo de mídia e/ou peças promocionais, inclusive em televisão, rádio, jornal, cartazes, faixas, outdoors, mala-direta e na internet para a ampla divulgação deste Regulamento e/ou de seu desenvolvimento posterior com exclusividade.

12.3 Ao participar deste Prêmio, os participantes declaram ser os únicos autores, titulares e/ou detentores dos direitos autorais patrimoniais dos projetos e, nesse ato, cedem à ORGANIZADORA, total e por todo prazo de proteção das obras, todos os direitos patrimoniais de autor incidentes sobre as obras para uso, fruição, disposição e distribuição pela ORGANIZADORA, sem qualquer limitação de suporte ou território, (i) em qualquer evento que seja realizado pela ORGANIZADORA para fins de apresentação dos finalistas, (ii) em catálogos do Prêmio para distribuição pela ORGANIZADORA em eventos por ela promovidos, (iii) para publicação, edição, adaptação, transcrição e divulgação, via qualquer modalidade, meio e natureza, na revista e site Arquitetura & Construção, e (iv) para registro de arquivo dos participantes do Prêmio. A omissão de qualquer modalidade ou suporte de uso ou a indicação de qualquer forma de utilização das obras no campo de descrição acima e a indicação da Marca não implicarão limitação do direito de exploração das obras pela ORGANIZADORA.

12.4 As autorizações descritas acima não implicam qualquer obrigação de divulgação ou de pagamento de nenhuma quantia por parte da ORGANIZADORA.

12.5 Os casos omissos e/ou eventuais controvérsias oriundas deste Prêmio serão submetidos à Comissão Organizadora para avaliação, sendo suas decisões soberanas e irrecorríveis.

12.6 A simples participação neste Prêmio, seja por meio da indicação de finalistas, seja mediante o aceite dessas indicações, implica no conhecimento e total aceitação deste regulamento.

12.7 O participante cuja conduta implicar a manipulação dolosa da operação do Prêmio ou que violar os termos e condições impostos neste regulamento estará automaticamente desclassificado.

12.8 O participante cuja conduta ou histórico desabone ou contrarie a essência do Prêmio, bem como a política da ORGANIZADORA, será desclassificado. A desclassificação poderá ocorrer em qualquer etapa do Prêmio, a exclusivo critério da ORGANIZADORA.

12.9 Se por qualquer motivo, alheio à vontade e controle da ORGANIZADORA, não for possível conduzir este Prêmio conforme o planejado, poderá a ORGANIZADORA finalizá-lo antecipadamente mediante aviso aos participantes e ao público. Caso o Prêmio tenha seu término antecipado, a ORGANIZADORA deverá avisar ao público e aos participantes por meio dos mesmos meios utilizados para sua divulgação, explicando as razões que a levaram a tal decisão.

12.10 Dúvidas e informações sobre este Prêmio poderão ser esclarecidas por meio do e-mail melhordaarquitetura@melhordaarquitetura.com.br. Este Prêmio assim como seu Regulamento poderão ser alterados a critério da ORGANIZADORA mediante aviso no website www.melhordaarquitetura.com.br.

12.11 Fica desde já eleito o Foro da Comarca da Capital do Estado de domicílio da ORGANIZADORA para dirimir quaisquer questões oriundas deste Prêmio.